Apresentação

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Ator de Arquivo X lança fábula moderna sobre animais e política

Ator de Arquivo X lança fábula moderna sobre animais e política

(da Redação)
David Duchovny lê trecho de seu novo livro.
David Duchovny tem uma longa carreira como ator, logo, nada mais natural que tenha ficado conhecido por seus papeis na televisão em séries icônicas comoTwin Peaks e Arquivo X. Agora, o público tem a chance de conhecer outra faceta sua: a de escritor.
O desejo de escrever não veio do nada. Duchovny é graduado em literatura inglesa pela universidade de Princenton e fez mestrado e doutorado também em literatura inglesa em Yale – mas não concluiu sua tese. “Ano passado, eu acordei e pensei... ‘Você disse a vida toda que é um escritor, por que você não escreve algo?’ E foi assim que tudo começou”, explicou ele ao Los Angeles Times.
O resultado é Holy Cow, que chegou às livrarias dos Estados Unidos agora neste começo de fevereiro. A fábula moderna mistura política, filosofia, ética e humor para contar a história de Elsie Bovary, uma vaca escritora. Ao descobrir que as vacas são mortas para servirem de comida aos humanos, Elsie se junta a um peru e a um porco para fugirem para um país onde não sejam comidos.
A ideia era fazer um longa-metragem de animação, mas David não recebeu respostas positivas dos estúdios, o que já era esperado, graças ao flerte do livro com questões sérias. Ele compara a reação dos produtores com o relacionamento que Elsie tem com seu editor de livros, que reclama por ela ser muito política.
Duchovny garante, no entanto, que essa não é a intenção: “Eu não tinha imaginado o livro pra ser polêmico, eu queria que fosse uma história pra divertir”. Ele também afirma que não tem medo de incomodar ou afastar leitores por refletir sobre cadeia e hábitos alimentares. Ele já foi vegetariano, mas voltou a comer peixe, e se diz preocupado com a ética de comer animais e com a questão ambiental relacionada à pecuária.
“Holy cow” significa literalmente “vaca sagrada”, mas na verdade é uma expressão de surpresa popular na linguagem americana. Além de ética animal, questões espinhosas como relacionamento entre judeus e mulçumanos também estão no livro. Holy Cow foi publicado pela Farrar, Straus and Giroux e está a venda por 24 dólares no mercado dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário