Apresentação

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Moradores matam sede de animais abandonados em Santa Cruz (RS)

Moradores matam sede de animais abandonados em Santa Cruz (RS)

Com o forte calor do verão os seres humanos precisam se manter mais hidratados e até mesmo tendem a sentir mais sede do que em outras épocas. Com os animais o mesmo acontece, no entanto, muitos deles, por estarem abandonados não têm onde encontra alívio para a sede. Pensando nisso, alguns santa-cruzenses tiveram uma ideia e resolveram agir. Surgiu assim a iniciativa “Praça amiga dos cães abandonados”.
A ideia é simples e qualquer pessoa pode fazer sem perder muito tempo: basta instalar um ou dois potes cheios de água, preferencialmente em um local onde haja sombra para que a água se mantenha fresca. Foi o que fizeram Mariele Anger – administradora da página “Ajudando quem quer ajudar” da rede social Facebook – e Rafaela Herzog, seguidora da página.
Segundo Mariele, a ideia surgiu de uma foto que ela viu circular no próprio Facebook. “Não tinha a localização e acredito que não tenha sido aqui, mas trazia a propostada ação ‘Rua Amiga’, incentivando as pessoas a colocarem potes de água na calçada ou em frente ao trabalho. Na foto também explicava que os animais morrem mais em função do calor do que do frio”, afirmou. Tendo gostado da ideia, Mariele adaptou a ideia para a praça próxima de sua casa, no bairro Verena, e divulgou na página que administra para que se espalhasse e mais animais fossem ajudados.
Foi então que Rafaela, que é estudante de Medicina Veterinária na Universidade de Cruz Alta (Unicruz), descobriu a ideia. Segundo ela, já fazia um tempo que a família pensava em aderir a alguma ação para os animais de rua. “Foi quando vimos na página do face ‘Ajudando quem quer ajudar’ e decidimos fazer também”, conta ela. “Na verdade, quem viuno face e mostrou foi minha mãe. Então eu falei pra minha irmã, Débora:“vamos fazer?”e ela prontamente disse: “vamos!”. Ai arrumamos tudo e colocamos na praça”, relatou Rafaela. Ela e a irmã também moram no bairro Verena.
Todos podem ajudar
Mariele e Rafaela fizeram a instalação em praças localizadas nas proximidades de onde residem, no entanto, a instalação também pode ser feita nas calçadas. Foi essa forma que os trabalhadores da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) anexa à sede Associação das Entidades Empresariais (Assemp) na Rua Guilherme Hackbart, 109, encontraram para ajudar os animais de rua que circulam pelo local.
“Nós aqui da Parceiros/Assemp colocamos um potinho na calçada desde o início do verão e o mantemos com água sempre fresca e limpa. Além disso, colocamos um bilhete para as pessoas respeitarem e desde então o potinho não foi mais levado. Fizemos apenas a nossa parte!”, contaram os integrantes através da página da página do Facebook.
Dessa forma, é simples e fácil de participar. “As pessoas podem ajudar escolhendo um lugar e adaptando a ideia a ele, seja na frente do seu trabalho, numa praça, na árvore em frente à casa”, explicou Mariele. E o resultado, segundo Rafaela, é muito satisfatório. “Já vi cães tomando água nos potes. Eu e minha irmã ficamos super faceiras quando vimos”, contou.
No entanto, vale lembrar que quem for adotar a ideia também deverá reservar alguns minutos diários para manter os recipientes limpos e com água fresquinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário