Apresentação

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O nobre Deputado:livro escancara e revela práticas ilícitas da política brasileira

O nobre Deputado:livro escancara e revela práticas ilícitas da política brasileira

Mais uma vez trago para o nosso blog um post feito em nosso site www.novoeleitoral.com/[1] pelo amigo Márcio Oliveira sobre um dos livros mais lidos da atualidade, que trata sobre corrupção na política brasileira, escrito por outro amigo e lutador contra todo esse sistema corruptivo, Marlon Reis, que teve a genialidade de fazer uma pesquisa de campo com os autores desse esquema de manutenção do poder pelo poder e que o nosso voto nada vale, pois o que realmente tem valor é o dinheiro.
As palavras em destaque a seguir, proferidas pelo Deputado Cândido Peçanha, definem de forma direta o que ocorre nos bastidores de uma campanha eleitoral. Segundo ele, a vontade espontânea do eleitor não exite no nosso sistema político/eleitoral, ficando totalmente sobreposta à força do poder econômico dos candidatos, esta sim, a grande força determinante do resultado do pleito.
Cândido Peçanha é um personagem fictício criado por Marlon Reis, Autor do livro "O Nobre Deputado", para relatar os resultados de uma pesquisa realizada pessoalmente com diversos políticos e pessoas próximas, acerca dos procedimentos adotados por aqueles que desejam se reeleitos para cargos eletivos e manterem-se neles ao longo do tempo.
"Saiba que você não faz diferença alguma quando aperta o botão verde da urna eletrônica para apoiar aquele candidato oposicionista que, quem sabe, possa virar o jogo. No Brasil, não importa o Estado, a única coisa que vira o jogo é uma avalanche de dinheiro. O jogo é comprado, vence quem paga mais. Sempre foi assim e sempre será, pois os novatos que ingressam com ilusões de mudança são cooptados ou cuspidos pelo sistema."
O livro, que não possui intenção de ser um texto jurídico, é de fácil e agradável leitura, e traz um retrato aterrador da realidade que cerca as eleições no Brasil, onde o poder econômico, financiado pelo dinheiro público de emendas parlamentares, licitações fraudulentas e convênios excusos, determina quem acessa e quem permanece nas trincheiras do poder, colocando o eleitor em papel de mero boneco de manobra nas mãos de políticos, lideranças locais e cabos eleitorais, que negociam os votos sem qualquer escrúpulos.
Chega a ser chocante àqueles que pensam ser participantes efetivos do processo eleitoral ler no livro que a vontade individual não possui qualquer interferência no processo viciado de escolha dos governantes, e mais, que qualquer um que chegar lá por alguma eventualidade, acaso não se entregue ao sistema posto, será chutado por ele, permanecendo à margem do processo até que venha a ser esquecido.
Como defensor radical do estado democrático e não tendo a ingenuidade de acreditar que as práticas relatadas no livro "O Nobre Deputado" são produto da imaginação do Autor, não posso deixar de me revoltar com a situação que se apresenta.
É preciso, entretanto, darmos um basta. Não somente com o exercício do voto, mas, também, rechaçando aqueles que se envolvem com tais práticas, indo às ruas protestar, fiscalizando a utilização do dinheiro público pelos agentes políticos, denunciando desvios e abusos, utilizando os espaços que nos forem lícitos para fazer chegar ao grande público quaisquer irregularidades que tenhamos conhecimento.
Muito se discute qual o papel dos eleitores no processo democrático.
Hoje, temos nos colocado apenas no papel de eleitor, apertando a tecla "verde" no dia do pleito, abandonando o papel que deveria ser o principal, que é o de participar, de acompanhar, de fiscalizar, e, principalmente, o de indignar-se com a corrupção e com a apropriação de dinheiro público.
O que se vê é um sem número de pessoas que se mantem fiéis àqueles que teriam apoiado ou votado durante o pleito eleitoral, simplesmente para manter posição, ou mesmo para manter seus privilégios pessoais e/ou familiares, comprometendo a moralidade que apregoa ter e o seu histórico de lutas, mesmo estando patente, claro, óbvio, a situação do sujeito na condução desastrosa da máquina pública.
Retornando ao livro, afirmo ser uma obra magistral, oriunda de um grande estudioso do direito eleitoral brasileiro, e um dos principais militantes da causa da moralidade nas eleições e na administração pública, e classifico-a como impedível, imprescindível, livro de cabeceira mesmo, para todos aqueles que desejam conhecer como se vence uma eleição e para aqueles que como nós, simples eleitores (atores coadjuvantes), participamos de todo o processo como meros expectadores.
Mas serve, principalmente, para nos impulsionar a levantar a bunda da cadeira e sairmos da posição cômoda e confortável, de ora apoiar, de ora criticar, de ora defender, de ora detonar, os candidatos eleitos, e passarmos a atuar efetivamente em prol de uma sociedade honesta, ética, correta.
DADOS DO LIVRO:
O NOBRE DEPUTADO
Marlon Reis
Editora LeYa
Para maiores informações entrem no nosso site www.novoeleitoral.com/[2] que tem diariamente notícias sobre tudo de Direito Eleitoral e de corrupção.

References

  1. ^ www.novoeleitoral.com/ (www.novoeleitoral.com)
  2. ^ www.novoeleitoral.com/ (www.novoeleitoral.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário