Apresentação

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Showtec 2015

Showtec 2015


Maior feira de agro tecnologia de MS deve crescer 20% em 2015.


Showtec será promovido entre os dias 21 e 23 de janeiro, em Maracaju.
Fundação MS fez um novo planejamento para a feira.

O Showtec, maior feira de tecnologia para o agronegócio de Mato Grosso do Sul e uma das principais do país, deve crescer cerca de 20% em sua próxima edição, que será realizada entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2015, na sede da Fundação MS, em Maracaju, a 157 quilômetros de Campo Grande.

A projeção foi apresentada na manhã desta sexta-feira (5), por Renato Roscoe, diretor executivo da Fundação MS, entidade que promove a feira, durante o lançamento oficial do evento, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), em Campo Grande.

Roscoe disse que a edição de 2015 é um marco na história do Showtec. Ele lembrou que o evento que chega no próximo ano a sua 19ª edição começou com um dia de campo e acabou crescendo tanto que a expansão ocorreu sem muito planejamento.

Para esta nova edição foi feito um grande planejamento, como a mudança da área dos estandes, com  uma concentração maior de expositores e diminuição das ruas. “O objetivo foi assegurar uma maior tranquilidade e comodidade para os nossos visitantes”, explica.

O diretor-executivo da entidade comenta ainda que o evento já tem 115 expositores confirmados e vários outros em negociação, e  destacou também que está ocorrendo uma mudança no perfil das empresas que participam do Showtec. “No início eram apenas empresas que vendiam produtos para o agronegócio, agora temos uma procura grande também por parte de prestadoras de serviço para o setor”, analisa.

Ele destacou que a feira continua com algumas áreas específicas onde concentra expositores de determinados setores, como o de máquinas e equipamentos, o de empreendedores rurais, o de cana-de-açúcar e o de pecuária de corte, além das tradicionais voltadas para a agricultura.

Em relação aos giros tecnológicos, momentos em que os técnicos apresentam as tecnologias para os produtores por meio de palestras, o diretor da Fundação MS adiantou que terão uma programação diversificada no evento, discutindo: controle biológico, variedades da soja, reforma de pastagem, soja safrinha, diagnóstico de compactação do solo, variedades de soja, consórcio milho com capins e a experiência do produtor rural.

Na avaliação do diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini, o Showtec atualmente ganhou uma dimensão tão grande dentro do cenário do agronegócio brasileiro que já é comparado a alguns dos principais eventos tecnológicos do país, como a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), promovido em Ribeirão Preto (SP). “Prova desse crescimento é que o evento que começou voltado para a agricultura, agora se diversificou. Aborda a pecuária, a silvicultura e a cana-de-açúcar, entre outros”, comenta.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Maurício Saito, lembrou que o salto de produtividade agrícola registrado no estado nos últimos anos pelas principais commodities, como a soja e o milho, se deve em grande parte ao trabalho de pesquisa e inovação desenvolvido pelas instituições do estado.
“É lógico que esse crescimento também ocorreu em razão do empreendedorismo dos nossos produtores, mas temos que ressaltar o trabalho de nossas instituições de pesquisa no agronegócio, como as fundações MS e Chapadão e as Embrapas. Graças ao trabalho dessas entidades, a ação conjunta, em que iniciativas não são sobrepostas, mas sim se complementam, é que a tecnologia e a inovação chegam aos produtores”, concluiu.

Fonte: Agrodebate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário